Termos Técnicos de Informática
26-02-2011 00:00(A)
- ADSL: Sistema que utiliza a linha telefônica comum para permitir a conexão de internet banda larga (de alta velocidade). A linha é dividida em três canais: voz (ligações de telefone), download e upload (quando o internauta "envia" arquivos e dados para servidores na web). É o tipo de tecnologia mais utilizada para banda larga e está presente em serviços como o Speedy, da Telefônica.
- AGP: Sigla de Accelerated Graphics Port, padrão de conexão entre a placa de vídeo e a placa-mãe criada em 1997. A mais nova versão do padrão, que vem perdendo espaço para o PCI Express, é o AGP 8x.
- ATX: Criado em 1995, esse padrão oara placas-mãe e fontes é o mais empregado em PCs. As placas que seguem esse formato têm 30,5 por 24,4cm.
(B)
- BIOS: Sigla de Basic Input/Output System. É o programa armazenado em um chip ROM, executado pelo computador assim que a máquina é ligada. Sua função é carregar o sistema operacional e fazer as configurações básicas dos componentes internos da máquina.
- BIT: Abreviação de dígito binário, em inglês, que indica a menor unidade de transmissão e armazenamento de dados usada na computação. É a linguagem usada pelos PCs, que "entendem" impulsos elétricos representados pelos números "0" e "'1" --"negativo" e "positivo", "desligado" ou "ligado" ou "falso" e "verdadeiro", respectivamente.
- BLOG: Tipo de site em que as "entradas" (textos, vídeos, fotos e etc), chamadas "posts", estão organizadas na ordem cronológica inversa (do mais recente para o mais antigo). Em geral, destina-se à divulgação de ideias e informações de um usuário, um grupo de pessoas, ou organizações, que na maior parte dos casos estão sujeitas aos comentários dos leitores.
- BLUETOOTH:Tecnologia para transmissão de dados, sem o uso de fios e a pequenas distâncias, entre dois aparelhos equipados com o sistema, como celulares. O ponto forte é o baixo consumo de energia.
- BTX: Formato de placa-mãe criado para suceder o ATX. O layout das placas BTX melhora a circulação de ar no interior do gabinete e ajuda a reduzir a emissão de ruídos pelo computador.
- BARRAMENTOS: É por onde trafegam os dados.
(C)
- CACHE: Pequena quantidade de memória utilizada para armazenar dados temporariamente, de modo a fornecê-los rapidamente quando solicitados pelo processador. As memórias cache L1 (nível 1), L2 (nível 2), L3 (nível 3) ficam embutidas na placa-mãe ou no próprio chip. A cache L1 é veloz e tem pequena capacidade. A L2 é mais lenta que a L1, mas tem maior capacidade. A L3, disponível apenas em alguns processadores, é ainda mais lenta e de maior capacidade que a L2.
- CHIPSET: Conjunto de chips que cuidam da comunicação entre a unidade central de processamento (CPU) e os demais componentes do computador.
- CLOCK: Sinal de sincronismo que controla o chaveamento dos circuitos digitais. A velocidade em que esse chaveamento pe feito é medida em gigahertz.
- CROSSFIRE: Tecnologia desenvolvida pela ATI, que permite conectar duas placas de vídeo semelhantes para aumentar a capacidade de processamento de vídeo.
(D)
- DDR2: Sigla de Double Data Rate2. Evolução do antigo padrão DDR SDRAM, é o tipo de memória mais usada atualmente. Entre suas vantagens estão o maior desempenho e a redução de aquecimento.
- DUAL CORE: Processador Binuclear. É aquele que contém no mesmo chip, dois núcleos de processamento. Isso permite executar tarefas em paralelo, agilizando seu processamento.
- DVI: Conexão que transmite o sinal de vídeo de forma digital, proporcionando qualidade de imagem superior à das ligações analógicas. Alguns monitores e TVs de LCD e plasma trazem esse tipo de entrada.
(F)
- FSB: Barramento de Dados que carrega os sinais do processadora para os outros componentes do PC, como a RAM, placa de vídeo e o HD.
(H)
- HDCP: Sistema de proteção de cópias de conteúdo digital desenvolvido pela intel para controlar o transporte de áudio e vídeo entre conexões DVI e HDMI.
- HDMI: Conexão que transmite sinais digitais de áudio e vídeo, com alta qualidade, por meio de um único cabo.
- HT (Hyper Treading): Tecnologia desenvolvida pela Intel, no qual o processador funciona virtualmente como se fossem dois, melhorando seu desempenho na execução de tarefas em paralelo.
(I)
- INTERFACE: São compostos por portas e conectores de saída e entrada que permitem expandir as capacidades do computador ao conectá-lo com outros periféricos como impressoras, modems, etc...
(M)
- MULTICORE: Combinação de dois ou mais núcleos de processamento dentro de um mesmo chip.
(O)
- OLED: Sigla de Diodo Orgânico Emissor de Luz. Tecnologia em display usada apenas em pequenos dispositivos como câmeras digitais e MP3 players. Vem sendo usada também em monitores e televisores "fininhos".
(P)
- PCI EXPRESS: Ou apenas "PCI-E", é um padrão de conexão de componentes à placa-mãe que vê substituindo as interfaces PCI e AGP.
(R)
- RAID: Arranjo em que múltiplos discos são tratados como unidade única. O sistema RAID oferece tolerância a falhas e desempenho superior.
(S)
- SATA: Ou Serial ATA, é o padrão mais usado para conexão de HDs. Além da conexão mais simples, proporciona velocidade de transferência superior.
- SLI: Tecnologia desenvolvida pela nVidia, que permite instalar duas placas de vídeo PCI Express iguais na mesma placa-mãe. Ao trabalhar em paralelo, as duas placas de vídeo melhoram o desempenho gráfico do computador.
=================================================
"Somente alguns termos estão disponíveis, diariamente atualizaremos essa página..."
Tags:
———
Voltar