Curiosidades

24-02-2011 10:24

 

  • Primeiros computadores pessoais

Segundo o Computer History Museum, o primeiro "computador pessoal" foi o Kenbak-1, lançado em 1971. Tinha 256 bytes de memória e foi anunciado na revista Scientific American por US$ 750; todavia, não possuía CPU e era, como outros sistemas desta época, projetado para uso educativo (ou seja, demonstrar como um "computador de verdade" funcionava). Em 1975, surge o Altair 8800, um computador pessoal baseado na CPU Intel 8080. Vendido originalmente como um kit de montar através da revista norte-americana Popular Electronics, os projetistas pretendiam vender apenas algumas centenas de unidades, tendo ficado surpresos quando venderam 10 vezes mais que o previsto para o primeiro mês. Custava cerca de 400 doláres e se comunicava com o usuário através de luzes que piscavam.


 

  • A ORIGEM DOS HACKERS

O mais provável é que tenham surgido no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Esse nome era dado aos aficcionados por complexos sistemas elétricos de maquetes de ferromodelismo. Com o acesso deles aos computadores, passaram a desenvolver pequenos programas e jogos, tudo em nome do desafio de desvendar os segredos da informática.

  • O PRIMEIRO SOFTWARE

O primeiro software de uso geral foi o CTSS (Compatible Time-Sharing System), desenvolvido no MIT e apresentado em Novembro de 1961. Em 1980, William 'Bill' Gates e seu colega de Faculdade, Paull Allen, fundadores da Microsoft, compram o sistema QDOS ("Quick and Dirty Operating System") e batizam de DOS ("Disk Operation System") e vendem licenças a IBM, o DOS é considerado por muitos o primeiro software desenvolvido para computadores pessoais.

  • A ORIGEM DO HD

O primeiro HD (305 RAMAC), ou disco rígido na época, foi desenvolvido pela IBM em 1957, com uma capacidade de 5Mb. Em 1973 a mesma IBM lançou o modelo 3340 "Winchester", nome que ficou popularizado e hoje está em desuso. O nome disco rígido (hard disk) foi criado para ser chamado por oposição a disco flexível (do inglês, “floppy disk”).

  • QUEM CRIOU O MOUSE?

O norte-americano Douglas Engelbart, engenheiro eletrônico, foi quem criou o mouse, em 1968. Mas quando sua invenção começou a se popularizar, sua patente já havia vencido, ou seja, ele acabou não recebendo nada pela sua criação. O primeiro computador pessoal a utilizá-lo foi o Lisa, modelo desenvolvido pela Apple, em 1983.

 

Voltar

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.